sábado, 19 de dezembro de 2009

Fisioterapia sem culpa

Recentemente tive um probleminha de ordem muscular que me deixou sem poder caminhar (direito) por mais de um mês. Usando uma botinha ortopédica e me mantendo fiel às sessões de fisioterapia, 45 dias depois estava boa.
Bom, agora está tudo certo, mas durante esses 45 dias tive que cumprir uma tarefa que me deixava extrememente incomodada - pelas suas consequencias. Trata-se do "contraste" uma espécie de choque térmico que aplicamos no corpo por meio da alternância de água gelada e fervente, com o objetivo de diminuir o edema e melhorar a circulação. Como a minha lesão era na panturrilha, duas vezes por semana eu precisava emergir minha perna (até a altura do músculo avariado) em duas bacias, alternadamente, ambas com aproximadamente 15 litros de água. Depois de toda a função (quente/frio/quente/frio até o quente ficar frio e vice versa) vinha a dor no coração: o que fazer com aquela água toda? Agua limpinha... não podia simplesmente despejar ralo abaixo!
No primeiro dia confesso que acabei fazendo isso, por total falta de ideia... o que quase me fez desisitir de prosseguir o tratamento. Na semana seguinte, recuperada do choque, eis que surge uma luz: vou usar essa água para lavar a roupa. Simples assim, bastou erguer as bacias até a altura do tanque da máquina, despejar e ligá-la. Voilá, reuso da água e bola pra frente no tratamento!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bioma Pampa

Vale reservar alguns minutinhos para assistir o video sobre o Bioma Pampa.
Os animais, a flora e a velha confusão do que realmente sempre foi campo ou era floresta e foi desmatado está bem explicadinho. Recomendo.