domingo, 24 de janeiro de 2010

Torres também tem as suas...

Fotografia: Rosi Boninsegna

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

domingo, 17 de janeiro de 2010

Quem não tem telhado de vidro?

Luz...

Palavrinha simples essa visto que está normalmente ao alcance das mãos: basta clicar no interruptor.


No entanto, só nos damos conta da real importância dela quando ficamos no escuro, sem alternativas senão a velha e boa luz de velas ou pior, quando percebemos os impactos que hidrelétricas/termelétricas/usinas nucleares (responsáveis pela geração de energia no Brasil) podem fazer no meio ambiente para possibilitar que tenhamos à nossa disposição, 24 horas por dia, energia elétrica.


Bom, este post não propõe um retorno aos tempos do lampião tampouco a negação do conforto que a energia elétrica nos proporciona hoje como ar condicionado, microondas, televisão, rádio, etc... trata-se apenas de uma dica - singela - de economia.


Sim, porque parece que enquanto não apertar no bolso o brasileiro não se convence que alguns recursos naturais são finitos e devem ser usados com racionalidade... mas bem, divido aqui com vocês minha experiência de uso racional da energia.


Essa é a minha casa na praia, com seu pé direito duplo e todos os prós e contras do mesmo. Parece mentira mas passaram-se 20 anos até que nos déssemos conta de que a luz que era produzida as custas de 6 lâmpadas incandescentes poderia vir de graça, do céu!

No momento em que o telhado precisou ser trocado, seis telhas opacas de cimento deram lugar a seis telhas translúcidas que possibilitaram uma iluminação inédita na sala. O lustre que, antes era imprescindível, tornou-se apenas um elemento decorativo.

Uma ação simples, de baixo custo e grande resultado... ao alcance das mãos!