domingo, 7 de fevereiro de 2010

Corujas de Torres - A SAGA...

Pelo terceiro ano consecutivo um casal de corujas-buraqueiras escolhe o mesmo local para nidificar na praia de Torres. O lugar seria muito bom não fosse muito próximo ao trajeto para a praia dos veranistas.

Cansada de ver a pobre família sofrer o assédio diário de curiosos e desavisados, que sem saber do que se tratava aquele buraco no chão simplesmente passavam por cima ignorando o desespero da mãe-coruja, que se esganiçava tentando espantar as 'ameaças' aos seus filhotes, resolvi fazer alguma coisa.

Pintei uma placa.
Apesar de estar de uma vez por todas anunciando que ali se encontravam os animais, achei por bem instalar a placa, pelo menos não seria por falta de aviso que aquele ninho seria depredado.

Não satisfeita, liguei para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pedi ajuda. Fui prontamente atendida, no dia seguinte o local estava isolado com fita zebrada.

Depois de muita pose e muita foto, os 4 filhotes foram crescendo, crescendo... até que um não se deu muito bem e acabou sendo atropelado por um carro na av. Beira Mar.
Mas tudo bem, passado o luto, segue a vida para o restante da família.


Agarradinhos no fio de luz, aos poucos os filhotes foram aprendendo a voar. No início meio desajeitados, mas com muita paciência da mãe e do pai coruja, conseguiram chegar até as dunas para iniciar sua maratona de caça aos carangueijos.

Onde elas estão hoje?

Abandonaram o ninho e foram vistas voando por cima das dunas de areia... que se multipliquem e encham de graça o céu de Torres, e de todas as outras praias.

Fotos por: Rosi Boni

Um comentário:

  1. Lembrei da queima de fogos em Capão da Canoa, em um ano novo há algum tempo atrás, que foi cancelada ou alterada de lugar por causa de um casal de corujas que tinha seu ninho próximo às dunas...

    ResponderExcluir