sábado, 7 de março de 2009

SEPARAÇÃO DO LIXO - semana 01

Ok, ok, isso é básico eu sei, mas vamos começar do início.
Já tentei várias vezes começar (e engrenar) a separação do lixo aqui em casa mas nunca deslanchei, agora tem que dar certo.

Comecei checando o processo pelo caminho inverso, ou seja, o destino final do meu lixo. Descobri que Porto Alegre tem coleta de lixo seco, e este, após coletado é encaminhado as usinas de triagem (são 15 UTs) onde são separados, agrupados e vendidos para as empresas recicladoras. Legal, então é pra lá que eles vão!

Bem, o segundo passo foi organizar a logística dentro de casa. Qual o recipiente em que seriam colocados Lixo Seco e Lixo Orgânico e como eles seriam descartados. O orgânico normalmente é embalado em saco plástico, pois tenho bastante sobra de frutas e areia com os dejetos dos gatos (aliás isso são outros 500!!) que se não forem embalados vão juntar insetos, e daí para as temidas baratas é um passo! O Lixo seco por sua vez ganhou uma caixa de papelão. Peguei no supermercado mesmo, uma bruta caixa quadrada, com meio metro de altura por mais meio metro de lado. Deixei-a dentro do banheiro de serviço – junto à cozinha – e ali vou depositando diariamente os resíduos recicláveis* até que se esgote a sua capacidade.

*Resíduos Recicláveis:
- Metais;
- Plásticos;
- Vidros;
- Papéis;
- Embalagens Longa Vida;
- Isopor.

O terceiro passo: checar o cronograma da coleta no meu bairro.
Encontrei a tabela completa da coleta do DMLU aqui e a partir do dia previsto para chegar à minha rua (segunda feira pela manhã) organizei a função, de modo que a caixa de papelão esteja lá antes da passagem do caminhão.

Problema: alguns catadores (aqueles carroceiros que maltratam os cavalos e jogam o resto do seu lixo nas sangas e nas ruas sem o menor cuidado) já se antenaram para a tabela da coleta do DMLU e passam pelos referidos bairros minutos antes do caminhão da prefeitura... carregando todo o lixo seco com eles, sem que saibamos onde ele realmente vai parar.

SOLUÇÃO 01: Combinei com a faxineira do prédio que as caixas com o lixo seco serão mantidas dentro do prédio até que apareça o ‘caminhão verde’, aí sim, ela deve sinalizar para o motorista para que ele pare e receba o resíduo corretamente. Olha, eu sei que pode parecer feio e preconceituoso, mas eu não quero que o meu lixo vire mais peso para aqueles pobres cavalos!

SOLUÇÃO 02: Outra alternativa seria entregar o lixo seco em um dos PEVs (Postos de Entrega Voluntária), em qualquer dia da semana. A lista completa dos PEV você encontra aqui .

ATENÇÃO: Lembre-se de combinar com as outras pessoas (marido, faxineiras, eventuais visitas) que o lixo seco só deve ser colocado na calçada no horário previsto. Não custa deixar no mural a tabela de horários da coleta seletiva!

2 comentários:

  1. Menina, este teu primeiro post veio à calhar com uma dúvida minha. Assim que eu tiver um tempinho volto para escrever. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sandra, eu ia tirar uma foto pra mostrar a quem não acreditasse, mas deixei passar. Estávamos na Brava, praia lotada, final do dia, hora de ir embora e no que a praia ficou um pouco mais vazia começou a aparecer o lixo. Criatura, bem atrás de onde estávamos a areia estava cheia de garrafas plásticas, restos de comida, cascas de frutas, côco, latinhas.....chamou a atenção da gente o relaxamento e o descaso desse povo. E preconceitos à parte, o que mais nos intrigou foi que não aconteceu numa Cidreira qualquer.

    ResponderExcluir