Para quem não tem ideia do que se trata, um Minhocário é um sistema (vivo) composto por minhocas e tem o objetivo de reciclar o lixo orgânico caseiro. O lixo que produzimos no dia-a-dia é depositado no mesmo recipiente onde vivem dezenas de minhocas que vão, aos pouquinhos, digerindo a matéria orgânica e transformando-a em humus para o jardim.


Agora a qualidade.
Estamos falando de lixo orgânico, certo? Então vamos relembrar quais são os elementos que se encaixam nesta classificação: restos de frutas e legumes, chá, erva mate, pães embolorados, comida em geral...opa, mais ou menos. Tente evitar os laticínios e a carne, pois estes elementos favorecem a fermentação e isso pode dar um cheiro desagradável ao seu sistema.
(humm, alimentos de difícil 'digestão'...isto significa alguma coisa pra você?)
Além dos orgânicos úmidos, devemos misturar uma parte de lixo orgânico seco, como folhas secas do jardim, resíduo de varrição, cinzas de churrasqueira sem sal, panos velhos (!!!) e jornal picado. Tudo isso na proporção de 2:1, ou seja, duas porções do lixo seco para uma do úmido.
Impressionado com a dieta das bichinhas? Pois é, o mais impressionante é quando nos pegamos mudando a nossa alimentação por causa delas. Já me peguei mais de uma vez comendo frutas para poder proporcionar um resíduo orgânico úmido para o Minhocário. Se isso acontecer, não se preocupe, é normal. Aliás, mais que normal, eu diria que é saudável!
Bueno, o pontapé inicial está dado.
Quem quiser saber onde adquirir um sistema pronto clique aqui.
Lembre-se sempre: as minhocas são seres vivos e merecem ser tratadas com respeito! Somos responsáveis por aqueles que retiramos do seu habitat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário