quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Minhocário

Minhocas me mordam!

Para quem não tem ideia do que se trata, um Minhocário é um sistema (vivo) composto por minhocas e tem o objetivo de reciclar o lixo orgânico caseiro. O lixo que produzimos no dia-a-dia é depositado no mesmo recipiente onde vivem dezenas de minhocas que vão, aos pouquinhos, digerindo a matéria orgânica e transformando-a em humus para o jardim.


Bom, na verdade não é TODO o lixo que produzimos que pode ser reciclado. Temos que ter alguns cuidados para manter a harmonia do sistema, atentando para quantidade e qualidade. Sim, o lixo que serve de alimento para as minhoquinhas tem que ser 'selecionado'.

Comecemos pela quantidade: para um sistema pequeno (o modelo branco, na foto) 200 ml diários são mais que suficientes! Logo você vai perceber que o volume de lixo que você produz por dia passa fácil dessa medida, o que pode ser frustrante no início. Mas bem, tenha paciência que o seu sistema vai crescer e em pouco tempo você poderá despejar uma quantidade maior de resíduos por dia.

Agora a qualidade.
Estamos falando de lixo orgânico, certo? Então vamos relembrar quais são os elementos que se encaixam nesta classificação: restos de frutas e legumes, chá, erva mate, pães embolorados, comida em geral...opa, mais ou menos. Tente evitar os laticínios e a carne, pois estes elementos favorecem a fermentação e isso pode dar um cheiro desagradável ao seu sistema.
(humm, alimentos de difícil 'digestão'...isto significa alguma coisa pra você?)

Além dos orgânicos úmidos, devemos misturar uma parte de lixo orgânico seco, como folhas secas do jardim, resíduo de varrição, cinzas de churrasqueira sem sal, panos velhos (!!!) e jornal picado. Tudo isso na proporção de 2:1, ou seja, duas porções do lixo seco para uma do úmido.

Impressionado com a dieta das bichinhas? Pois é, o mais impressionante é quando nos pegamos mudando a nossa alimentação por causa delas. Já me peguei mais de uma vez comendo frutas para poder proporcionar um resíduo orgânico úmido para o Minhocário. Se isso acontecer, não se preocupe, é normal. Aliás, mais que normal, eu diria que é saudável!

Bueno, o pontapé inicial está dado.
Quem quiser saber onde adquirir um sistema pronto clique aqui.

Lembre-se sempre: as minhocas são seres vivos e merecem ser tratadas com respeito! Somos responsáveis por aqueles que retiramos do seu habitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário